PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Município: Monsenhor Tabosa
Secretária de Educação: Raimunda de Fátima Cruz Ribeiro
Secretário Adjunto: Raimundo Itamar Gomes da Silva
Coordenadora Municipal do PETECA: Edileuza Mendes Ribeiro Batista
Escolas Participantes: 22
A campanha de Combate ao Trabalho Infantil teve início com a apresentação do Projeto Peteca no dia 24/02/2011 momento oportuno onde também aconteceu o Pré-Planejamento com os Coordenadores Pedagógicos e Diretores das escolas do município. A maioria das escolas conhecedoras do Projeto, pois este foi implantado no município em 2009. Podemos reconhecer a importância do mesmo ser trabalhado com os alunos e consequentemente com as famílias objetivando a conscientização da importância de que em primeiro lugar deve se preservar o direito que a criança tem, sendo o de estudar, brincar e trabalhar só quando crescer.
A Campanha realizada em 2011 contou com 22 escolas realizando diversas atividades como: trabalhos escolares, palestras, panfletagem, colagem de cartazes em locais estratégicos, pesquisas, e teatro.
Com a implantação do Projeto PETECA desde o ano de 2009 e atualmente contando com a parceria de profissionais das escolas, Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Cultura e com os profissionais do CREAS, CRAS, CONSELHO TUTELAR E CMDCA, destacando ainda o apoio e incentivo do Ministério Público do Trabalho através do Dr. Antônio de Oliveira Lima, coordenador estadual e mentor do Programa PETECA (Programa de Educação Contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente), todos com o sonho de afastar crianças e adolescentes do trabalho ilegal conscientizando familiares, população de modo geral em assegurar os direitos desses, com o retorno as salas de aula, e, assim reduzir o número de evadidos, ressaltando ainda a participação da família que é relevante nesse processo, para o êxito de um bom rendimento escolar.
Os trabalhos alusivos a Campanha 12 de junho teve início no dia 06/06 e encerramento no dia 16/06, sendo que algumas escolas da zona rural optaram para encerrar com os trabalhos expostos para apreciação e reuniões com a comunidade local, devido ao encerramento do semestre letivo, no dia 28 do mesmo mês.
Monsenhor Tabosa 15/07/2011